Café especial, tecnologia sustentável e novos sabores: quais serão as tendências para o futuro da bebida? Neste Dia Mundial do Café, nós te convidamos a mergulhar um pouco mais neste universo que é parte importante da rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo e descobrir o que deve movimentar a indústria nos próximos anos.
Então, pegue o seu cafezinho e vamos juntos!
Tradicionalmente, o Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril, e é uma ocasião importante para celebrar essa bebida tão popular. Aqui no blog do Ponto dos Cafés já falamos sobre os tipos mais consumidos e também quais não podem faltar na sua empresa.
O café é uma das bebidas mais amadas em todo o planeta e tem uma história rica e fascinante de séculos atrás.
Tudo começou na Etiópia, onde se tem os primeiros registros de uma plantação de café. Tempos mais tarde, por volta de 1650, a bebida já se tornava popular na Itália, na França e na Inglaterra. Já em 1727, as mudas de cafeeiro chegaram ao norte do Brasil.
Quase 300 anos depois, o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás somente da água.
Entre os vários tipos de grãos que são cultivados em todo o mundo, alguns se destacam, como é o caso do café arábica e do café robusta.
Leia mais: Saiba como identificar um bom café
Dia Mundial do Café e as tendências para o futuro
O Dia Mundial do Café, criado pela Organização Internacional do Café (OIC) em 2015, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da bebida na economia global, como questões relacionadas à produção e comércio, a sustentabilidade e os desafios enfrentados pelos produtores, bem como, a influência na vida das pessoas.
Confira, agora, as tendências para o futuro do café.
Tema que tem gerado bastante interesse nos últimos anos, o futuro do café vem sendo investigado por pesquisadores e apreciadores da bebida. Como qualquer indústria, a produção dos grãos que compõem o café está sempre em evolução, e há muitas tendências emergentes que podem impactar a maneira de consumo.
1 – Café especial e gourmet
Pesquisadores apostam na crescente popularidade dos grãos especiais ou dos gourmet. Isso porque cada vez mais consumidores estão se tornando conscientes da qualidade do produto e, consequentemente, estão dispostos a pagar mais pela excelência dos grãos, produzidos com métodos sustentáveis e comércio justo.
Além disso, os apreciadores do café estão interessados em experimentar diferentes tipos, bem como outras formas de preparos como, por exemplo, cold brew e outras técnicas.
2 – Tecnologia na produção
Outra tendência interessante na indústria do café é a utilização de tecnologia para rastrear a produção de café de forma mais transparente e sustentável. A tecnologia blockchain, por exemplo, pode ser usada para criar registros imutáveis de cada etapa da cadeia de fornecimento do café, desde o plantio até o consumo final.
3 – Preferência de aromas e sabores
A mudança nas preferências de sabor dos consumidores também é apontada como uma das principais tendências para os próximos anos. Como a geração mais jovem está cada vez mais preocupada com a saúde e o meio ambiente, é possível que surjam novas demandas por cafés orgânicos, livres de agrotóxicos e mais sustentáveis.
Apesar de todas essas tendências emergentes, é difícil prever com precisão como será o futuro do café. É possível que o consumo continue a crescer e a evoluir, ou que surjam novas bebidas e tendências que alterem drasticamente a maneira como consumimos café.
Mas uma coisa é certa: o café continuará a ser uma parte importante da cultura e da vida cotidiana em todo o mundo, independentemente das mudanças que o futuro possa trazer.
Celebre o Dia Mundial do Café com uma receita especial

Que tal uma receitinha rápida e fácil para comemorarmos juntos esse dia especial?
Aprenda a fazer um bolo de café com canela:
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de café forte, frio
1 colher de chá de canela em pó
Como fazer:
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius e unte uma forma de bolo.
Em uma tigela grande, misture o açúcar e a manteiga até obter um creme leve e fofo.
Adicione os ovos, um de cada vez, e misture bem.
Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal.
Adicione a mistura de farinha à mistura de açúcar e manteiga, alternando com o café frio, em três adições, começando e terminando com a mistura de farinha.
Adicione a canela em pó e misture.
Despeje a massa na forma de bolo preparada e asse por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
Deixe o bolo esfriar antes de servir.
Sirva com uma xícara de café quente ou frio e desfrute do Dia Mundial do Café!