O nosso país é o maior produtor e exportador de café, com quase 300 mil cafeicultores e 8 milhões de empregos. Possui normas rígidas de produção monitoradas pelo Ministério da Agricultura. Ou seja, este segmento produtivo apresenta-se com maturidade e bem estruturado.
Diante deste cenário, a proposta (PL 1712/15), de autoria do deputado Evair de Melo (PV-ES), é proteger a cadeia produtiva brasileira da concorrência de países que conseguem produzir mais barato e com padrão de qualidade diferente das normas brasileiras.
O relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Herculano Passos (PSD-SP), considera que o projeto é oportuno, e garante a proteção do meio ambiente nacional. “Estes países que não dispõem dos mesmos padrões de exigência quanto às normas de meio ambiente, além de prejudicar o Brasil pelo meio ambiente comprometido, também podem gerar efeitos comerciais negativos”, destacou em seu parecer.
Para os apaixonados por café a medida pode ser um limitador a novas experiencias de cafés estrangeiros, mas para a nossa cadeia produtiva é muito importante medidas protetivas. Ficamos na torcida para que a análise e aprovação do projeto seja o mais coerente possível.
Fonte: Meio Ambiente Rio