Com a proximidade do verão, é hora de pensar em bebidas refrescantes para saborear durante a estação mais quente do ano. Até porque, é preciso manter-se hidratado, não é mesmo?
Mas se você é um verdadeiro amante do cafezinho, certamente sua maior preocupação é saber se o consumo da bebida no calor ajuda na hidratação do corpo ou se pode desencadear problemas de saúde.
Neste artigo vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre beber café durante os dias de altas temperaturas, além de te contar alguns motivos perfeitos para você continuar se entregando às xícaras de café quente, mesmo durante o verão.
Conheça, agora, os mitos e verdades de beber café no calor
Até alguns anos atrás, havia um mito de que o café e outras bebidas cafeinadas eram responsáveis pela desidratação do corpo. É por isso que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre tomar café no verão.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, a cafeína não causa desidratação em adultos saudáveis. Inclusive, há evidências de que, para quem consome regularmente a bebida, o café é tão hidratante quanto a água.
Leia também: Conheça os 7 principais benefícios do café para a saúde!
A cafeína em altas doses causa, sim, um efeito diurético no corpo. Porém, para chegar a um nível de desidratação, o consumo precisa ser exagerado. Ou seja, tomar café em doses normais ou moderadas não representa nenhum risco. O consumo consciente pode até restaurar a hidratação adequada.
Café no calor: é melhor frio ou quente?
Para aliviar o abafamento e não piorar a sensação de calor durante os meses de verão, muitas pessoas decidem abrir mão do prazer do cafezinho quente. Elas optam por bebidas alternativas, como cremes de café e café gelado.
Ficou curioso sobre bebidas com café gelado? CLIQUE AQUI e confira 10 receitas para você se refrescar.
Bebidas frias ou geladas proporcionam um prazer momentâneo. É por isso que consumir uma pequena quantidade de café gelado tem um efeito refrescante que desaparece após alguns minutos. Exatamente o oposto ocorre com bebidas quentes.
Isso significa que, ao contrário da crença popular, é o café quente que tem efeito refrescante e proporciona alívio em climas quentes.
Além de estimular o efeito termorregulador do corpo, o café no calor tem muitos outros benefícios.
Continue a leitura para saber quais são as principais razões para você não abandonar a sua bebida preferida.
Efeitos e benefícios da cafeína no verão
A cafeína age rapidamente e potencializa as atividades corporais, auxiliando no foco e combatendo a exaustão. Ao beber uma xícara de café, você também recebe a quantidade adequada de energia para dar conta da rotina de trabalho, além da bebida ser rica em antioxidantes e minerais necessários para o corpo.
Outra razão para o consumo do café no verão é que ele auxilia no tratamento de pessoas com pressão arterial baixa. Na verdade, a hipotensão é um problema comum que pode diminuir os níveis de energia e fazer você se sentir mais exausto.
Uma xícara de café já ajuda a evitar tonturas e desmaios causados na estação mais quente do ano.
Leia mais: Como a temperatura do café interfere no sabor?
A cafeína também estimula o metabolismo, facilitando a perda de peso e acelerando o consumo de calorias. Essa substância também oferece qualidades anti-inflamatórias que são muito benéficas para o corpo.
Consumir café no verão ajuda, então, a recuperar energia e a superar a fadiga relacionada ao calor e ao suor, repõe sais minerais e antioxidantes essenciais ao organismo, ajuda a prevenir tonturas e desmaios devido ao calor, estimula o corpo, além de ter ação anti-inflamatória.
Se você quer saborear um bom cafezinho no verão, vá até a conveniência mais próxima e experimente o sabor irresistível do Ponto dos Cafés.
Agora, se você quer ampliar as suas possibilidades, tenha uma máquina de café automática na sua empresa.
One thought on “Café no calor: mitos e verdades sobre o consumo no verão”