Você, mulher que gosta de café, aproveite a boa notícia: beber café pode prevenir doenças como o câncer, incluindo o de mama.
Além de fazer parte de uma tradição, o café vem ganhando muito espaço dentro das opções de gastronomia saudável. Segundo estudos, a bebida ajuda a controlar doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson e ainda há indícios de que ajudam na prevenção de avc, doenças cardíacas e depressão. Dentre as suas características mais benéficas estão:
-
Café emagrece:
com poucas calorias, é uma excelente bebida pra quem quer manter uma vida saudável (quando consumido sem açúcar), além de liberar ácidos graxos que colaboram na queima de gordura;
-
Rico em antioxidantes:
ajuda a fortalecer o sistema imunológico e retarda o envelhecimento;
-
Melhora o humor:
ajuda a aliviar o estresse por ser rico em cafeína;
-
Previne a prisão de ventre:
a cafeína facilita os movimentos intestinais.
Análises desenvolvidas pela OMS indicam ainda que 3 xícaras de café por dia ajudam a reduzir a absorção de substâncias causadoras de canceres, principalmente de mama, pele, próstata e cólon.
No caso de prevenção contra câncer de mama, o efeito do café está principalmente relacionado aos estrogênios, principais hormônios sexuais femininos. Determinadas substâncias dos hormônios são consideradas cancerígenas e alguns componentes do café tem capacidade de alterar esse metabolismo, dando à mulher uma melhor configuração dos estrogênios.
O Outubro Rosa
Uma das campanhas mais elaboradas na busca pela prevenção do câncer de mama é o Outubro Rosa. Criado em 1997 nos Estados Unidos, o movimento foi ganhando o mundo com o objetivo de alertar para a importância dos exames preventivos, como a mamografia e até o autoexame, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres de todo mundo, mas tem até 95% de chances de ser controlado quando descoberto precocemente. Previna-se!