Apesar do café estar presente todos os dias nas mesas e também nas pausas entre as atividades cotidianas, ainda existem muitos mitos e dúvidas em torno dele. É como conviver intensamente e intimamente com uma pessoa e não saber detalhes sobre ela. Assim pode ser definida a relação do brasileiro com o café!
Para afastar todas as dúvidas e jogar por terra as inverdades sobre o café, vamos responder as perguntas que você sempre teve vontade de fazer sobre a bebida, mas nunca teve coragem. Vem ver!
Qual é a diferença entre a torra clara e a torra escura do café?
A torra clara deixa as propriedades e características (aroma, sabor, corpo) do café mais evidentes. Além disso, o paladar dessa torra é mais doce, floral e suave. A torra escura, por sua vez, apresenta mais amargor no sabor, mas não significa que ela proporciona uma bebida mais forte. Vale destacar que a cor da torra é definida pela temperatura e tempo de torra.
Tem algum problema em adoçar a água para preparar o café?
Sim! Ao colocar açúcar junto com a água para preparar o cafezinho de cada dia, você acaba alterando o ponto da ebulição, a textura da bebida e o sabor do café. Ele pode virar um verdadeiro xarope. Se você não quer que isso aconteça, adoce o café depois de pronto ou aprenda a apreciar a bebida pura.
O Café descafeinado não tem cafeína mesmo?
O café descafeinado tem cafeína sim, porém bem pouca. Para ser considerado descafeinado, o café precisa ter no máximo 0,1 g/100g de cafeína. Cumpre ressaltar que a quantidade de cafeína no produto varia de acordo com a marca, com o tipo e com o lote do café.
O café Arábica é melhor do que o café Robusta?
Depende do gosto da pessoa, pois essas duas espécies de café são bem diferentes entre si. 70% da produção mundial é de Café Arábica, enquanto 30% é destinada ao Robusta. O Arábica é leve e adocicado, já o Robusta tem o sabor mais forte. Inclusive, o Robusta tem o dobro de cafeína do Arábica.
Café faz mal à saúde?
Só quando consumido em altas doses diárias. Quando tomado com equilíbrio, o café é uma boa fonte de energia, mantém o estado de alerta do corpo, além de conter lipídios, sais minerais, vitaminas e antioxidantes essenciais para a saúde.
O café é muito calórico?
As calorias do café são mínimas. Só para se ter ideia, uma xícara de café amargo contém em média 2 kcal. O problema para a dieta são os acompanhamentos do café. Ele se torna mais calórico quando acompanhado de leite, açúcar, creme, chantilly, chocolate, etc.
O coador de tecido é melhor do que o filtro de papel?
Novamente é uma questão de gosto, pois não há alterações significativas no sabor da bebida. O que ocorre é que o preparo tradicional com coador de pano deixa o café um pouco mais encorpado. Por outro lado, ele é menos prático, demanda mais tempo para a higienização e deve ser trocado com frequência.
E aí, esclarecemos todas as suas dúvidas? O que mais você gostaria de saber sobre a bebida mais querida do Brasil? Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!